As academias nos dias de hoje...são a melhor opção?

É interessante ver os rostos das pessoas quando digo que uma academia não é o melhor lugar para treinar, pelo menos, o tipo de centros que já nos acostumaram a frequentar, quando o que queremos como objetivo, maximizar os nossos resultados.


As academias de hoje evoluíram para satisfazer uma grande quantidade de necessidades e chegar a um público maioritário. Em muitos casos, ao final os espaços finais dedicados ao spa, cafeteria ou cabeleireiro ocupam mais metros do que a sua própria sala de treinamento. E muitas dessas salas têm máquinas que, longe de serem o mais eficaz, inteligente, ou concebidas bio mecanicamente, são dispositivos com boa estética e grandes estofados. A ideia com este projeto é atrair clientes que são intimidados por máquinas, por vezes, consideradas muito complicadas.


A academia não é uma sala de exposições (showroom de máquinas), mas uma instalação que tem como objetivo proporcionar um serviço com um design inteligente que ajude ao associado a atingir seus objetivos. Por acaso, não existem máquinas que são mais utilizadas mais do que outras? Por que não ter várias das que são mais utilizadas?
E se você precisa usar uma máquina que está sendo ocupada, porque ela é necessária para o seu treinamento? Você muda o exercício? Você tem que pular essa? Você espera até que fique livre diminuindo a intensidade do treinamento? E se ele está livre, e você tem que compartilhá-lo forçando-o a não respeitar o tempo de descanso? Um dia você deve descansar um minuto, outros dias dois e no outro três. Em suma: o treino torna-se menos eficaz.


Existem marcas ou academias que nem sequer têm uma estrutura cross training em seu catálogo, e nem barras Olímpicas ou nem sequer discos com um diâmetro grande o suficiente para ser colocado em uma barra oficial.


Por essa essas situações muitos me perguntam, e se monto uma academia em casa? Existe um modo barato de conseguir ter os aparelhos qualificados? Para isso deixo umas dicas abaixo:


Onde colocar a sua academia?


Embora não seja essencial ter uma sala específica para colocá-la, é aconselhável decidir onde vai ficar o seu pequeno centro de fitness, antes de começar a montagem. Mas antes de tomar essa importante decisão, considere o seguinte:


Existe tapete no lugar em que você está pensando?


Um tapete pode ser facilmente manchado com óleo, além de estragar rapidamente com o suor. Então, pense com cuidado antes de escolher, e prefira algum espaço com chão duro, onde você só tem que adicionar uma esteira ou tapete para apoiar a sua máquina ou realizar seus exercícios.


O teto é baixo?


Se você quiser executar uma rotina de exercícios que inclui saltar ou levantar objetos, você deve ter um espaço cujo telhado tenha pelo menos meio metro mais alto, quando você tem seus braços completamente estendidos. Desta forma, você vai evitar momentos desagradáveis.


O quarto tem uma boa ventilação?


Se seu objetivo é realizar exercícios aeróbicos com desempenho intensivo e alto rendimento, uma sala quente ou propensas a causar a umidade vai complicar consideravelmente alcançar o seu objetivo, já que fazer exercícios nestas condições, é difícil e desconfortável.


O quarto está bem isolado?


Se você tem bebês ou crianças e a sua ideia é fazer as suas sessões de treinamento pela noite, pode ser difícil para você, ver a TV, ouvir música ou fazer barulho com os pesos que levanta ou máquinas que se movem, se o seu ginásio está ao lado quartos das crianças. Até pode ser irritante para o seu marido ou esposa.


Uma vez escolhido o espaço que vai ocupar o seu ginásio privado, é hora de preenchê-lo com o kit essencial e necessário. Se você não se importa com o orçamento, você pode simplesmente ir para a sua loja de fitness de confiança e investir entre 500 e 2.000 dólares em uma estação multi-ginásio, que tendem a ser dispositivos muito resistentes e oferecem uma grande variedade de características e diferentes exercícios, incorporando vários assentos, cabos e polias duráveis, diferentes e barras e pegadores, e claro, as baterias de carga, discos Olímpicos, etc.


Se você optar por uma dessas máquinas multi-ginásios, lembre-se de medir antes o espaço que você tem na sala para se certificar de que a estação será ajustada para o espaço disponível. Por outro lado, você também deve considerar os meios que você vai precisar para transportar e montar o multigym, se este serviço não é oferecido pela sua loja. Caso contrário, o seu multigym de luxo vai acabar sendo uma simples caixa pesada no seu quarto de armazenamento.


Se você já é um especialista nesta área, também poderá optar por este tipo de equipamento em sites de usados e seminovos como Usadobrasil.com.br. Muitos dos que vendem nestes sites negociam as formas de entrega e com certeza você conseguira um bom custo-benefício com essa negociação.