Como escolher meus tĂȘnis de corrida

Oi gente, resolvi começar a cuidar um pouco de mim começando a correr, mas não tinha nem ideia que tinha que cuidar do meu estilo de pisar para não ter lesões, por isso deixo umas dicas aqui abaixo que conheci com uns profissionais da área, leiam com atenção e cuidem-se!

Antes de começar a correr, a primeira coisa a fazer é comprar bons tênis, mas... qual?, Qual é a diferença entre um ao outro?, Não posso pegar os que eu gosto e ponto?

Hoje em dia nos deixamos enganar pelos desenhos e cores, e acabamos comprando o que, à primeira vista, parece mais bonito e legal. Este é um erro muito comum, eu também fazia o mesmo, mas o objetivo deste post é para deixar claro que a compra de bons sapatos é essencial para evitar lesões e prevenir a dor (principalmente joelhos e costas). Além disso, vamos sentir muito mais confortáveis e não teremos problemas insistentes.

IMPORTANTE: Nunca correr com tênis de treinamento ou de qualquer outro esporte. Isso não é de bobeira ou um capricho, as marcas dedicam muito tempo e dinheiro para estudar as necessidades dos corredores e a diferença com tênis que não são técnicos é total. Não brinque com isso!

Correr é um esporte de impacto e, se não houver um elemento externo para absorver esses impactos, será absorvido pelas articulações. É verdade que o impacto parcial é benéfico para a nossa saúde, como as mulheres, por exemplo, ajuda a prevenir a osteoporose. Mas receber 100% seria muito prejudicial. Portanto, o calçado deve adaptar-se a nossa pisada e PESO:

-PESO. Quanto mais peso, mais amortização você precisa sendo mais espessa (o toque seria de um tênis mais duro, porque ele suporta mais peso) e, ao contrário, quanto menos você pese.

-PISADA. Qualquer item que você colocar sob o pé vai mudar toda a biomecânica do corpo e modificar a forma como nos movemos. É importante observar como o nosso é que pisamos, porque um calçado errado pode gerar sobrecargas. E, se carregar um lado mais que o outro, nós, teremos desequilíbrios e eventuais lesões.

O objetivo é alcançar a estabilidade e proteção.

TIPOS DE PISADA:

Não há duas pisadas iguais, esqueça o conselho de seus amigos, blogs ou recomendações de publicidade: você é único e sua pisada é única. Mas, obviamente, é impossível fazer um tênis personalizado para cada um, então existem 3 tipos, que foram feitos em função dos tipos de pisadas da maioria:

* PRONADA

* SUPINADA

* NEUTRA

Mas... o que é a diferença? Como eu sei que tipo de pisada é a minha?

VISUALIZE: Há um momento, enquanto você está correndo, onde o seu pé vai pelo ar; logo se produz o primeiro contato da pisada no chão ocorre e duram uma fração de segundo, após a aterragem, é o impacto que pode gerar riscos.

1)      Se apoiamos o pé na parte externa nossa pisada é chamada supinação.

2) Se o pé equilibra a pisada parte central, dividindo-se o impacto sobre as 2 metades do pé, você tem pisada NEUTRA.

3) Se, no momento do impacto do pé oscila para dentro, você tem uma pisada pronadora (Você pode ser pronador leve ou hiperpronador, e há sapatos diferentes para cada tipo).

Para descobrir que tipo de pegada temos, devemos fazer uma ANÁLISE DE PISADA em uma loja especializada, alí terão assessores que te ajudarão a encontrar o melhor tênis para você.

Eu fui em uma loja especializada, você não é obrigado a comprar somente porque faz um teste destes, ao final é um apoio a mais que você busca para poder se decidir, eu comprei meu primeiro tênis na loja que fiz o teste, porque gostei muito do atendimento. Mas depois consegui encontrar umas pechinchas muito boas no site Usadobrasil.com.br, como já sabia como era minha pisada, já tinha mais liberdade de explorar novos meios de compra.

Para mim, eles fizeram a análise e só me levou alguns minutos. Gravaram os pés por trás, enquanto eu corria em uma esteira. Em seguida, me explicaram que tinha um ligeiro balanço para o interior, por isso estou pronadora LEVE, Então me mostraram  4 sapatos que melhor se adequam às minhas necessidades, e me disseram para provar com os olhos fechados e assim notar com o qual me sentia melhor (sem olhar em um espelho, sem ver a cor ou estilo). Adorei esse jeito... Ser guiado por sensações!

Também é importante não sejam muito apertadas, os especialistas aconselham que você compra número médio mais do que normalmente calça e às vezes até 1 número mais.

Se você decidiu começar a correr recentemente e vaia comprar seus primeiros tênis, você pode encontrar um especializadopor cerca de 400 reais. Se você encontrar algum mais barato, certamente têm um "mas". É o investimento real exigido por este esporte. Existem muitas marcas com sapato impressionante: Asics, Adidas, Nike, Sauconi ... E tudo o que você pode personalizar o layout.

Cuidado! Os tênis de média a alta qualidade durar cerca de 1000 quilómetros. Embora você cuide delas e estejam aparentemente nova, os tênis morrem pela compactação da sola e perda de amortecimento e estabilidade. Tenha isso em mente!