Melhores formas de montar a sua mochila caminhada

Montar uma mochila de caminhada não é fácil, muitas vezes parece que não vai caber nada... assim como dei alguns conselhos sobre as academias em artigos anteriores, hoje darei conselhos para as suas aventuras.

Uma vez que você selecionou a mochila ideal e decidiu o que vai levar, chega o momento crucial: como deve colocar todos os itens selecionados na mochila. Parece uma tarefa impossível, mas com essas dicas você pode fazer rapidamente e ainda vão te guiar no seu dia na sua viagem.

Uma das tarefas mais complicadas de viajar com uma mochila nas costas, é que vai ter que fazê-la e desfazer quase diariamente. Mas isso não deve desanimá-los, consegue prática e pode ser feita em menos de 5 minutos.

Três coisas para evitar

"Pendurar" objetos fora da mochila: chinelos, toalhas, casacos (jaquetas), etc. A única coisa que vão fazer é desequilibrar a sua mochila, tornando-a mais pesado e desconfortável.

Que fiquem vultos duros ou picando na área das costas. Se um objeto se sai da área de trás, quando caminhar vão esfregar e vai te deixar acabado.

Enfiar roupas molhadas na mochila. No caso de que tenha ficado alguma roupa úmida/molhada, coloque dentro de um saco plástico e ao chegar ao seu próximo destino, põe para secar.

COMO FAZER A MOCHILA

mochila caminhada usada

Refinando a antiga arte do Tetris

- Agora que você sabe o que vai levar, coloque tudo na sua frente na cama ou na mesa, porque ao ver todos juntos, é melhor para ajudar a organizar dentro da sua mochila.

- O segundo passo, e antes de colocar tudo como um louco dentro da mochila, é estudar em detalhes as características e opções que lhe dá a sua mochila. Desta maneira você vai aproveitar melhor os espaços: bolsos externos e internos, divisórias, etc.

- Seu objetivo? Distribuir o peso de modo que a mochila fique equilibrada e compacta (não deve haver espaços vazios).

- Como atingir este objetivo? Divida a mochila mentalmente em 3 partes. Coloque o mais pesado e "o que você não usa todos os dias" no terço inferior da mochila o mais perto ao que seria as suas costas (kit médico, capa de chuva, calças compridas, câmera carregador, etc.). Muitas mochilas tem uma parte especificamente para transportar isso. O mais pesado deve ser colocado nos dois terços inferiores, e se possível na parte que está localizado nas costas, desta forma você vai conseguir uma maior estabilidade, uma vez que o centro de gravidade da sua mochila e seu corpo vão estar alinhado.

- Há muitas maneiras de dividir a mochila pelos nossos pertences:  os "menos necessários" no terço inferior, ou o centro... o melhor é encontrar a sua maneira ideal de organizar. Muitas mochilas se abrem, não só por encima, mas também pela frente, permitindo aceder a coisas sem desfazer tudo. Outros têm apenas um zíper na parte inferior, para a área da "repartição", o que torna mais fácil encontrar as coisas rapidamente sem desfazer toda a mochila, assim que colocar ali coisas "menos relevante" será desperdício de recursos. Dependendo de que mochila você tenha, você vai colocar as coisas de acordo com sua relevância para sua viagem.

- O senso comum diz que as coisas que vai usar todos os dias devem estar a mão, no terço superior da mochila. Por exemplo: kit de limpeza pessoal, pijama, toalha, etc.

- A melhor maneira de colocar a roupa na mochila é: enrolando. Você pode enrolar até 2 ou 3 camisas juntas, calças juntas 2 ou 3, toalha, saída de praia, etc. Isso vai economizar espaço e evitar roupas muito enrugadas.

- Sapatos, se eles são volumosos, coloque separadamente em sacos plásticos. Dentro do calçado que você pode guardar as meias ou roupas íntimas em bolsinhas de plástico (e até mesmo parte de seu dinheiro... para que ninguém encontre.

- Conforme vai colocando itens diferentes, pressione o suficiente para não deixar buracos desnecessários. Lembre-se que a mochila deve ser como um tubo compacto.

- Não se esqueça de colocar um saco de plástico vazio, para depois, encher com roupas sujas, que, de preferência, também podem ir enroladas.

MOCHILA AUXILIAR

mochila auxiliar usada

 

É necessário levar uma mochila auxiliar pequena, que será para o uso em viagens curtas durante o dia, ou levar seus pertences quando você sair para visitar uma cidade. Também será sua bagagem de mão nos vôos, por isso não deve ser muito grande e pesada. Aqui você pode colocar a câmera, sua bolsa (carteira), o seu celular, etc., mas não sobrecarregue muito, o ideal é que seja leve e prática. Algumas das coisas que você tem que manter em mente quando for comprar a mochila auxiliar são:

⇒ que as alças sejam largas e acolchoadas, para que você não machuque os ombros. 

⇒ que tenha alguns bolsos externos que a tornam mais fácil para organizar suas coisas. 

⇒ se você pretende levar seu computador, que tenha uma parte interna acolchoada. 

⇒ que tenha um compartimento ou tiras laterais/frontais especificamente para transportar garrafas de água. 

⇒ que seja de um material resistente e, idealmente, impermeável.

Quando tenha que andar com as duas mochilas, coloque o maior nas costas e depois, na frente a menor, ao melhor estilo koala.

Se você procura por mochila de qualidade sempre pode ver aquelas de segunda mão neste site chamado Usadobrasil, como muitas vezes alguns viajantes de primeira viagem acabam não se acostumando a esta vida, é fácil encontrar boas mochilas com bons preços. Aproveita e pé na estrada!