O que podemos aprender sobre o bem-estar de andar de caiaque?

Alguns descem cachoeiras enquanto outros pescam nas suas canoas, mas todos eles têm uma coisa em comum: podem nos dizer algumas coisas sobre como levar uma vida saudável. 

Ir para cima e para baixo com um caiaque não é apenas uma forma descontraída de passar uma tarde ensolarada. Aqui vou explicar o que pode nos ensinar um kayaker para viver de forma mais feliz e saudável. 

O exercício dá seus frutos 

Remar vigorosamente (com a resistência da água!) É equivalente a uma ritmo de exercício intenso. Apenas uma hora de kayak pode queimar mais de 350 calorias, dependendo de quanta força você utilizou. O caiaque fortalece os músculos, não apenas dos braços. "Desde o caiaque usa os músculos do abdômem, você pode desfrutar dos benefícios de um exercício abdominal além dos limites de um ginásio com cheiro de suor", explica Brad Bostrom ao The Huffington Post, gerente de projeto de equipamentos esportivos e programas ao ar livre que promove a participação na região de North Bay (Califórnia). Uma boa técnica ainda requer o uso dos músculos das pernas, costas e ombros, bem como o tronco. 

Além disso, o movimento constante é ótimo para o ritmo do coração. Na revista Men’s Journal, chegam a dizer que a canoagem é um dos melhores exercícios para a saúde do coração. Além de reduzir a gordura e aumentar a massa muscular magra, o exercício de intenso cardio afeta como nós aspiramos oxigênio. Na verdade, algumas pesquisas mostram que canoístas de elite respiram de forma mais eficiente.

Menos stress 

O remo tem muitos benefícios físicos e mentais, o caiaque é ideal para liberar as tensões. Além disso, por ser um "esporte calmo e não-competitivo, é também uma boa maneira de limpar a mente," disse ao The Huffington Post, Jeffrey Chitek, gerente e guia do Kayak Swamp Tours e do Gravity Trails em New Orleans.

O Exercício reduz o stress, aumentando endorfinas, fazendo que os atletas sintam o momento presente e carrega de ânimo, a adição de água para a equação ajuda a libertar-nos do stress. Ao estar na água você relaxa, não é necessário estudar ou prática de meditação. Basta prestar atenção na água ao seu redor.

Todos nós precisamos da "vitamina do sol"

Passar tempo ao ar livre traz uma série de benefícios, incluindo a assimilação da vitamina D, que é a "vitamina do sol" é uma das vitaminas que nos custa mais ingerir com alimentos. Na verdade, a maioria das pessoas consegue  80% desta vitamina nos raios dourados. O Caiaque é uma boa maneira de cobrir o que é chamado de "exposição solar inteligente".  Tome uns 10-15 minutos de sol ante de passar um protetor resistente à água.

A auto-confiança é a chave

Superar desafios extremos como passar através de águas bravas, ou mesmo remar uma distância cada vez mais, serve para reforçar a nossa confiança e segurança, bem como uma auto-imagem positiva. Em pesquisa publicada no Journal of Leisurability descobriu-se que caiaque ajuda a desenvolver habilidades sociais e auto-estima, bem como aumentar a auto-satisfação.Além de aumentar a confiança, o caiaque também aumenta a capacidade cerebral.

Gostaria de começar a praticar este esporte? Se você estiver preparado para ouvir splash em sua raquete e sentir os golpes suaves das ondas, te asseguro que o caiaque é mais fácil do que você imagina. Conversei com alguns especialistas para encontrar as melhores dicas para iniciantes:

 Escolha o caiaque apropriado. O recomendado e comprar uma grande barco que nos permite sentar na frente. "É fácil para estes barcos se virar ... Às vezes acontece",. Junto com o barco, nos aconselham a investir em uma boa qualidade de remo leve, o que irá facilitar o trabalho do corpo e o movimento será mais eficiente.

Usar um equipamento pessoal de flutuação. Mesmo os melhores nadadores se cansam rapidamente em água muito fria ou agitada, portanto, kaiakers de qualquer nível sempre levam um dispositivo de flutuação pessoal ou colete salva-vidas. Mas, "não adianta nada se você deixá-lo guardado na parte de trás do caiaque". 

Considere o tempo que vai fazer. Ser apanhado no meio de uma grande tempestade pode acabar em tragédia. A água atrai raios, e vento pode criar ondas muito perigosas, por isso você deve sempre estar de olho na previsão do tempo antes de remar. 

Reme com os amigos. Não só é mais divertido, mas também muito mais seguro, dizem os expertos. 

Não se perca no caminho. Placas de sinalização são essenciais até mesmo para os praticantes mais experientes. É recomendado ir deixando um pedaço de pano colorido amarrado nas árvores, podemos pegar no caminho de volta (lembre-se para não deixar impressões digitais!). Você também pode deixar um objeto grande e reconhecível no ponto de partida, a fim de ver de longe, para onde seguir. Ainda assim, se você tiver dúvidas, não custa nada procurar um guia

Espero que vocês tenham gostado das dicas e boas remadas!